Back

Case Multinacional Alemã Retrofit

Case Multinacional Alemã Retrofit

Áreas volantes, pulmões de obra, swing spaces… Nomes diferentes para a mesma situação: criação de espaços temporários durante reformas e construções. Acomodar o time de forma adequada é uma necessidade crítica da gestão do escritório. Junto aos parâmetros de segurança e condições ideais para o trabalho, conforto e incentivo à produtividade são fatores que despontam cada vez mais na criação e readequação dos workplaces. Porém, como manter tudo isso mesmo durante retrofits? Especialista em móveis sob demanda, a John Richard atende tais necessidades com sua solução de mobiliário flexível.


John Richard mobiliou área volante com 120 posições. No final de 2018, a maior locadora de móveis do Brasil auxiliou uma multinacional alemã na transformação de um espaço de sua planta. A área volante com 120 posições de trabalho foi criada para permitir que a remodelação do escritório acontecesse sem comprometimento da continuidade das atividades do negócio. Durante os 3 meses de obra, a área volante acomodou pessoas em um fluxo de rotação de reformas.


Desde o início, a gestão tinha clareza de que a demanda era temporária e que, portanto, flexibilidade era um critério primário para as tomadas de decisão. Pensando nisso, os gerentes de Facilities da companhia escolheram a solução de móveis on demand da John Richard. Então, a área volante foi inteiramente mobiliada com mesas, cadeiras, sofás e puffs alugados. Um serviço completo, que assegurou a entrega dos itens conforme solicitados e prontos para o uso enquanto necessários.


Área volante, modelo ágil e Facilities estratégico. Paôla Carmen Borges, da John Richard, foi a responsável pela condução do atendimento do projeto da área volante. Segundo a Coordenadora Executiva de Negócios, “pensamento ágil e metodologias de inovação incitaram diversas transformações na empresa alemã nos últimos anos”. Com um time grande de Facilities, o departamento está direcionando sua gestão para um papel mais estratégico, o que inclusive foi destacado em matéria da Revista INFRA. Logo, ter um serviço de qualidade à disposição é essência para focar na evolução do setor.


Imersos nos métodos e processos do Design Thinking e do Scrum, os gestores buscavam minimizar o impacto da reforma para os funcionários. Não era possível evitar que as pessoas impactadas pelo retrofit precisassem realizar novos deslocamentos pela gigantesca planta de mais de meio século. Por isso, a área volante precisava ir além da oferta de posições de trabalho. O espaço precisava ser inspirador e funcionar como o início do novo conceito de workplace da organização. O aluguel de mobiliário moderno foi fundamental para que a ambientação apresenta-se o novo estilo e, principalmente, recebesse os times com conforto, pertencimento e encantamento.


Inclusive, a jornada de transformações destacada por Paôla é perceptível na estrutura. Os ambientes com grandes máquinas têm migrado para espaços ocupados por pessoas em células e squads. Sendo uma das principais localizações da empresa alemã aqui no País, a planta reúne milhares de colaboradores, terceiros e visitantes, todos os dias. Portanto, ambientes que favoreçam compartilhamento e cocriação também foram pontos de atenção. Especificamente para estas demandas, a escolha de móveis com formas orgânicas e convidativos à interação, como a mesa hexagonal e o puff colaborativo, foram oportunas.


Mobiliário flexível para área volante. Claramente, o aluguel de móveis para escritório é a solução ideal para mobiliar áreas volantes com flexibilidade. No modelo sob demanda, a locação atende à temporalidade dos pulmões de mudança com a conveniência de uma contratação atrelada ao uso. Se a sua empresa está período de transições e precisa de um serviço que acompanhe os movimentos do espaço com agilidade e eficiência, o atendimento nacional e especializado da John Richard é a resposta.

Buscas populares